Maria da Conceição Silva

Maria da Conceição Silva nasceu em 23 de fevereiro de 1920, na cidade de Sanharó, no Agreste de Pernambuco. Filha de José Manoel da Silva e de Jesuína Maria da Conceição, trabalhadores rurais da região, com foco na produção agrícola. Protagonista de um dos principais eventos marianos do Brasil, junto com Maria da Luz Teixeira de Carvalho, torna-se uma das principais personagens do catolicismo no país. 

A vidente tinha dois irmãos, José Silva e Enedina Silva. Aos 13 anos conheceu Maria da Luz e passou a residir com a família Teixeira de Carvalho. Deve-se destacar que no início do século XX, parte dos espaços de trabalho também era convertida como extensão das residências, como o que pode ter acontecido com a família de Maria da Conceição Silva em serviços prestados a família Teixeira de Carvalho.

Maria da Conceição é uma peça fundamental para compreender as aparições marianas na região da Vila de Cimbres. Ao lado de Maria da Luz, protagonizou diferentes momentos com Nossa Senhora das Graças, tornando-se uma das mensageiras das informações trazidas pela representação da Mãe do Senhor.  Seu protagonismo junto às narrativas históricas sobre o evento, o reconhecimento das fontes e o trabalho desenvolvido pela Igreja Católica buscam valorizar uma personagem que, em alguns instantes da nossa História, por sua condição social por muito tempo foi esquecida.

Mesmo que Maria da Conceição não possua um processo de beatificação e canonização aberto, devido aos requisitos necessários definidos pela legislação canônica, a sua atuação está presente em todas as narrativas sobre os eventos. Por isso, os representantes da Diocese de Pesqueira estão atentos a possíveis devoções consolidadas construídas em torno da vidente.

A vidente faleceu em 17 de janeiro de 1999, na cidade de Arcoverde, preservando a fé e os ensinamentos católicos. Durante a sua vida relatou momentos de visões de Nossa Senhora, em alguns instantes compartilhados com religiosos ou familiares. Deve-se destacar que os eventos das aparições também devem ser compreendidos a partir dessa personagem, que durante diferentes dias foi protagonista das confidências e súplicas de Nossa Senhora.

Os restos mortais de Maria da Conceição, encontram-se no Cemitério São Cristóvão, localizado na R. Gonçalves Maia – São Cristóvão, Arcoverde – PE.