Os muitos e bons frutos da ação caritativa da Irmã Adélia nas Comunidades Carentes, junto aos pobres foram e ainda são sentidos e vividos.
Ela também foi idealizadora dos Cenáculos, chegando a fundar cerca de mil com a reza do Terço, seu eterno companheiro e visita aos doentes e abandonados.
Era humilde, simples e obediente ás regras da Igreja e da sua Congregação.
Não gostava quando as pessoas queriam tocar nela e lhe pedissem para abençoar objetos. Repetia com frequência: “O extraordinário é não ter extraordinário”.
A sua fama de santiadade ao falecer fez com que a Diocese de Pesqueira e o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã abrissem no dia 05 de setembro de 2019 no 6° ano de seu falecimento, junto a Causa dos Santos no Vaticano o Processo de Beatificação e Canonização.
No dia 02 de outubro de 2021, o Bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Sales assinou o texto da segunda Carta Pastoral a Diocese de Pesqueira e as presumíveis aparições de Nossa Senhora para a Irmã Adélia no Sítio Guarda em Cimbres, no ano de 1936.
Comissões de peritos foram nomeados pelo Bispo Diocesano para aprofundamento dos eventos acontecidos no Sítio Guarda, hoje Aldeia Guarda e da vida Pastoral da Irmã Adélia.
– Postulador da Causa: Frei Jociel Gomes, OFMcap
– Comissão Teológica
– Comissão Histórica, presidida pelo Prof. Carlos de Moura
–
10/03/2024 Foi aberto solene e oficialmente o Processo, depois do “Nihil Obstat” concedido pelo Dicastério das Causas dos Santos no Vaticano, declarando a Irmã Adélia como SERVA DE DEUS e abrindo oficialmente a Fase Diocesana.
PRÓXIMO DIA 13/10/2024 será concluída a parte diocesana e enviada para o Vaticano avaliar e caso o aprove, o Processo seguirá para a próxima etapa com a apresentação de um milagre conseguido por intercessão da Irmã Adélia e assim ela seja então declarada Beata.
Três etapas exigidas:
– Serva de Deus, confirmação das Virtudes Heróicas do candidato, já conseguida pela Irmã Adélia.
– Beatificação
– Canonização
DOM ADELMO CAVALCANTI MACHADO terceiro Bispo da Diocese de Pesqueira, compôs a seguinte jaculatória: ”
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, DÁ-NOS A GRAÇA DE VER JESUS”
O Processo de Beatificação e Canonização da Irmã Adélia não se baseia somente no fato dela ter visto Nossa Senhora, mas sobretudo na sua missão evangelizadora e Pastoral junto aos menos favorecidos.
13/10/2023 o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson no término da celebração da Missa pelos 10 anos de falecimento da Irmã Adélia, certamente inspirado pelo Divino Espírito Santo, tambem compôs a seguinte jaculatória hoje já muito rezada:
” IRMÃ ADÉLIA, MARIA DA LUZ / RECONHECEI-A SANTA, SENHOR JESUS”.
Ione Paiva
Recife, 23 de agosto 2024.